top of page

AUTOPUBLICAÇÃO

 

A autopublicação vem ganhando espaço nos últimos anos no cenário editorial brasileiro - lá fora, já era bastante comum encontrarmos escritores publicando suas obras sem editoras. Mas o que é a autopublicação? É o ato de se autopublicar, ou seja, de publicar sua obra (comumente livros) através de sites/plataformas que fazem a mediação entre o autor e o público consumidor. Possibilitando assim que o autor não passe pelo processo tradicional das editoras. Como ela funciona? Bom, o processo básico é o mesmo na maioria das plataformas (o autor seleciona o que quer publicar, escolhe uma capa, o preço do livro, etc.), mas existem algumas variações no começo ou final do processo de acordo com a política da plataforma escolhida. E por que cada vez mais autores começam sua trajetória no mundo editorial a partir dela? Possivelmente não possuo todas as respostas, mas tentarei - através desta revista - explicar a problematização dessa nova prática e descomplicar o processo que a envolve.

Descobri um artigo muito interessante escrito por Tecia Vailati para o blog da e-galáxia. Clique na imagem abaixo para acessar Autopublicação: do underground ao mainstream.

Fanfics!

Isso mesmo, aquelas histórias criadoas por fãs sobre suas séries, filmes, livros, personagens, atores ou cantores preferidos. Há pouco tempo, o jornal Extra publicou uma matéria, Fanfic, a nova literatura de internet que é feita por adolescentes e tem como personagens celebridades reais, escrita por Bruno Alfano. Para ler a matéria, clique na imagem abaixo e para saber mais sobre a cultura fandom, acesse o Fandom Lunacy, clicando aqui.

Sabe o que mais é autopublicação?

Fotografias!

Sim! As fotografias também são uma forma de se autopublicar - principalmente quando você as está compartilhando em redes sociais, como o Instagram. Falando nisso, no instagram há um perfil, o Travel Tall, que tira fotos pelo mundo e as publica em sua conta várias vezes por semana, além de gravar vídeos escrever sobre suas experiências durante a viagem. Para acessar o site do projeto, clique na imagem abaixo e para saber mais sobre fotografias, acesse o Na Mira da Lente clicando aqui. Mas se você quiser saber mais sobre viagens, o seu destino é o Um Sonho de Viagem, que pode ser acessado clicando aqui.

bottom of page